Ads 728x90

Últimas Notícias

Internet Explorer 9 bate Firefox e Chrome nos testes com o HTML 5




Muitos de vocês já sabem que o HTML 5 vai substituir o Adobe Flash no futuro. Para os que não sabem, estão sabendo agora. É isso mesmo, em um futuro não muito distante o Flash voltado para WEB (e para os navegadores) vai cair no limbo da informática. No entanto, para que isso aconteça, os navegadores têm que ser capazes de interpretar o máximo possível de instruções e informações do HTML 5.

O W3C (verifique no dicionário NERD) fez testes recentemente com os 5 navegadores mais populares (Google Chrome, Opera Browser, Internet Explorer, Mozilla Firefox e o Safari), para saber qual deles dá maior suporte ao novo padrão HTML. No teste foram usadas as versões: Internet Explorer 9 Platform Preview 6, Google Chrome (Chromium) 9.0.571.0 (build 64851), Mozilla Firefox 4 Beta 8, Opera 11 alpha (build 1029) and Safari 5 (build 70732).

Eu fiquei um tanto quanto chocado em ver que o Safari ficou tão para trás nos testes, pois além do fascínio da Apple pelo HTML 5, ela insiste em dizer que o Flash é desnecessário na WEB (o que até pode ser verdade). O pior de tudo é que de todos os navegadores testados, apenas o Safari não está em versão Beta ou Alpha de testes; isso quer dizer que a versão testada é a final. É muito estranho a Apple não ter trabalhado mais decentemente no desenvolvimento do Safari, principalmente no que diz respeito ao suporte às funcionalidades do HTML 5. Talvez ela ainda nos surpreenda, mas por enquanto deixou muito a desejar.

Segundo o W3C, no teste todo foram feitos 212 testes com funcionalidades e componentes do HTML 5. Segue o quadro comparativo dos resultados do teste completo (clique na figura para ampliar):

All rights reserved to W3C
WebKit Nightly é o nome real do navegador Safari.

O resultado completo pode ser visto AQUI (site em inglês).

E você, o que achou do teste? Ficou tão surpreso quanto eu? o_O